Notícias

29
04, 2021

O secretario de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, disse quinta-feira, 22 de Fevereiro em Luanda, que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) concorrem para o aumento do interesse dos jovens as aulas e para elevar a taxa de inclusão social. 

O Governante, fez esta referência, durante o discurso abertura abertura do Fórum sobre "As meninas e as TIC”, quarta edição,  tendo referido ainda, que a aplicação das novas tecnologias tem gerado impacto significativo no desenvolvimento das populações, em particular das jovens mulheres. Para Mário Oliveira, este pressuposto pode também aumentar o interesse das jovens pelas aulas, reduzir o abandono escolar e elevar a taxa de inclusão, o que pode contribuir para o desenvolvimento sócio-económico do país.

O governo de Angola, segundo o secretário de Estado, tem estado a trabalhar para a inserção de mais mulheres no ramo das TIC. e este esforço é acolhido por muitas jovens que anoa ano procuram por cursos ligados as tecnologias de informação e comunicação nas várias instituições de ensino locais e citou como exemplo o instituto de Telecomunicações (ITEL), que conta com muitas meninas a frequentarem cursos técnicos.

Para Mário Oliveira, a realização deste Fórum (quarto) demonstra bem a preocupação das organizações internacionais como a União Internacional das Telecomunicações que convencionou dedicar anualmente, a última quinta-feira do mês de Abril às mulheres nas TIC e a adopção pelo Executivo angolano deste desiderato, justifica bem a necessidade não só de honra com compromissos internacionais, mas também de contribuir para a inclusão social das senhoras.

Apesar da abertura, gosto pelo ramo e do aumento gradual de meninas em cursos técnicos, no nosso país, os números são ainda baixos se comparados com outras realidades próximas. Por este motivo, o secretario de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, convida as mulheres a olharem para as TIC com uma área de grandes oportunidades "É uma área de empreendedorismo, e pode ajudar a capitalizar e mostrar as mulheres angolanas que têm um campo de conhecimento muito grande", disse.

Elsa Maria Barber Dias dos Santos, secretária de Estado da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, que também participou do Fórum, disse no final, que o Executivo tem apostado numa sociedade de inovação tecnológica acompanhando o desenvolvimento mundial que se assiste na área das TIC. "Deste modo, é possível constatar que nos últimos anos em Angola existe um interesse maior na carreira das TIC por mulheres de maneira a se dar respostas aos desafios de desenvolvimento que no dia-a-dia se apresentam”, sublinhou.

Acrescenta ainda, a governante, que o Executivo pretende fomentar o uso das TIC no seio dos cidadãos angolanos, particularmente entre as mulheres, para que estas assumam conscientemente a importância do seu engajamento nas actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

No final os participantes, visitaram uma exposição tecnológica desenvolvida por estudantes (meninas) do ITEL.

Além de Mário Oliveira, secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, a secretária de Estado da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Maria dos Santos, as estudantes no sector das TIC, participaram ainda do evento responsáveis seniores do MINTTICS, bem como Tomás Bica, Administrador do Município do Cazenga, e membros da sociedade civil.