As Nações Unidas celebram neste 23 de abril o Dia das Meninas na Tecnologia das Comunicações e Informação.
Para o chefe da organização, António Guterres, o setor é cada vez mais relevante para o presente e o futuro do planeta.
Em mensagem sobre o Dia, Guterres disse que a pandemia da covid-19 fala mais alto na hora de exemplificar a ”importância vital” dos recursos digitais que têm mantido o mundo conectado após o isolamento social, que ocorre de Nova Iorque a Nairóbi.
O secretário-geral afirma que o Dia das Meninas na Tecnologia das Comunicações e Informação tem como objetivo incentivar a entrada de meninas e mulheres na carreira.
O apelo é dirigido também a governos, indústria e academias para desenvolverem estratégias que apoiem as meninas que optam pela ciência das comunicações e informação.
Ao citar a covid-19, ele lembrou que é a tecnologia que mantém cientistas que pesquisam uma vacina contra a doença conectados além de facilitar a comunicação entre o pessoal da saúde que trabalha na resposta ao novo coronavírus.
António Guterres afirma que as tecnologias digitais serão cruciais para o sucesso do mundo. Ele mencionou a análise molecular digital que ajuda na compreensão do vírus, e os modelos epidemiológicos digitais que mostram o comportamento do covid-19.
O chefe da ONU ressalta que excluir as mulheres desta área aprofunda as desigualdades e os estereótipos de gênero além de piorar o abismo digital entre homens e mulheres.
Guterres encerra dizendo que as soluções digitais serão o centro dos grandes desafios enfrentados pelas gerações futuras. E segundo ele, o mundo não pode perder o talento das meninas e mulheres.
Para o secretário-geral, elas devem dominar as habilidades digitais para ajudar a salvar as pessoas e o planeta.